Weby shortcut
Assessoria banner

Edital Turma 2013 - Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing

Turma 3 - Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e MArketing.

Edital

                     

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA – FACOMB

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

 

 

EDITAL No 041/2012

 

1 - INFORMAÇÕES GERAIS

 

A Coordenação do Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, com sede no Campus II da UFG na Cidade de Goiânia, Estado de Goiás, torna público que estarão abertas as inscrições para o referido curso. Demais informações poderão ser obtidas pelo site www.fic.ufg.br ou pelo telefone (62) 3521-1514

 

O Curso será realizado no período de  março de 2013 a agosto de 2014, totalizando a carga horária de 360 horas, e será ministrado às sextas-feiras, das 18 às 19h30 e das 20 às 22 horas, e aos sábados das 8 às 12 e das 13 às 18 horas.

 

O Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing destina-se a profissionais graduados na área de Comunicação Socia, entre estes, Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas, Propaganda e Publicidade, Biblioteconomia, Administração e/ou em áreas afins, em cursos reconhecidos pelo MEC, tendo como objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão mais aprofundada dos processos e mecanismos de comunicação/informação exigidos pela contemporaneidade, bem como a dimensão cultural das organizações e mercados;
  • Desenvolver uma compreensão crítica do processo de planejamento, criação e implementação de estratégias de comunicação destinadas a atingir públicos e específicos e que harmonizem interesses institucionais e sociais;
  • Despertar o aluno pós-graduando para o impacto cultural e mercadológico das novas tecnologias e para a possibilidade aberta pela internet como mídia e meio de transmissão e contato com outras mídias;
  • Trabalhar os novos conceitos de assessoria de comunicação para profissionais liberais, além das atuações em organizações;
  • Instrumentalizar os alunos no conhecimento do marketing, fazendo a co-relação entre o marketing e a as ações de assessoria de comunicação.

 

 

2 - DA INSCRIÇÃO

 

2.1. As inscrições serão realizadas no período de 21/01/2013 a 08/02/2013, de 2ª feira a 6ª feira, exceto feriados, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na Secretaria do Programa, situada no Campus II da UFG, CEP: 74001-970, Goiânia, GO, ou via correios (SEDEX ou carta registrada), desde que seja postada até o último dia do período de inscrição, para o endereço supra citado.

 

No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

 

a)      Ficha de inscrição (modelo padronizado) devidamente preenchida e assinada.

b)     Cópia da Carteira de identidade e do CPF ;

c)      Cópia do Visto RNE para estrangeiros residentes no País ;

d)     duas fotos 3x4, recentes;

e)      Cópia da certidão de casamento, caso haja alteração no nome da candidata;

f)      Cópia do diploma (frente e verso) de graduação em curso reconhecido pelo MEC, ou documento que comprove que o candidato colará grau no curso de graduação antes do início deste curso de Especialização;

g)      Copia do histórico escolar do curso de graduação;

h)     comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais) por meio de depósito para a conta única da UFG, através de guia de recolhimento disponível na  Coordenação/Secretaria do Curso;

i)       cópia do último contra-cheque, se servidor da UFG;

j)       Currículum vitae devidamente comprovado;

 

 

2.3. Os portadores de títulos de curso superior e/ou graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional.

 

2.4. As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a instituição do direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

 

 

3. DAS VAGAS

 

3.1. O número de vagas é cinqüenta (50) sujeito à alteração conforme plano de trabalho aprovado para esta turma, incluídos os dez por cento (10%) destinadas a servidores da UFG.

 

3.2. Para todos os candidatos os critérios e procedimentos de seleção serão os constantes deste Edital.

 

 

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

4.1. O processo de seleção ao Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing será desenvolvido por uma Comissão de Seleção, designada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, de acordo com o regulamento do curso e com os procedimentos definidos neste Edital.

 

4.2. O processo de seleção será desenvolvido na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia-FACOMB- em local a ser definido e divulgado pela Comissão de Seleção.

 

4.3. A seleção constará de:

a)      Avaliação escrita nas áreas de Comunicação Social e Marketing

b)     Em caso de necessidade de desempate serão analisados os Currículos dos Candidatos;

 

Na análise do Curriculum Vitae, serão observadas a produção científica e as atividades profissionais e acadêmicas, sendo pontuado seu conteúdo segundo critérios constantes no modelo do Curriculum Vitae, conforme Anexo II, deste Edital. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero (0,0) a dez (10,0). Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota dez (10,0). A conversão dos pontos dos demais currículos será calculada por meio de regra de três simples.

 

c)      O conteúdo programático e bibliografia serão entregues no ato da inscrição.

 

4.4. Cronograma das Provas:

 

a)      11 de fevereiro de 2013, das 19h às 22 horas – Prova escrita

b)     13 de fevereiro de 2013,  Análise de Currículo

c)      15 de fevereiro de 2013, a partir das 18 horas – Divulgação dos Resultados

 

4.5. Todas as avaliações receberão um valor entre zero (0,0) e dez (10,0).

 

4.6. O candidato que não atingir, no mínimo, nota 7,0 (sete) nas avaliações constantes na alínea 4.3 será eliminado.

 

4.7.  Não haverá segunda chamada ou repetição de nenhuma das avaliações.

 

4.8. O não comparecimento do candidato a um exame caracterizará desistência do mesmo e resultará na sua eliminação do processo seletivo.

 

4.9. A classificação do candidato dependerá de sua Nota na Prova escrita.

 

4.10. Em caso de empate, a classificação ordinal será feita de acordo com a maior nota na seguinte ordem: prova escrita, Curriculum Vitae e histórico escolar.

 

4.11. O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Conselho Diretor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia – Facomb e fixado no quadro de aviso da secretaria e divulgado por meio eletrônico na página www.fic.ufg.br, em 15/02/2013.

 

4.13. Da divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome dos candidatos aprovados.

 

4.14. Os candidatos não selecionados deverão providenciar a retirada de seus documentos na Secretaria do curso, até 30 (trinta) dias após a divulgação dos resultados e, findo este prazo, os documentos serão enviados à reciclagem.

 

 

5. DA MATRÍCULA

 

5.1. As matrículas serão realizadas no período de 25/02/2013 a 01/03/2013, na Secretaria do Curso, das 8 às 16 horas.

 

5.2. No ato da matrícula serão exigidos os seguintes documentos do candidato selecionado:

 

a)      o requerimento em formulário próprio da Secretaria do Curso;

b)     o comprovante do recolhimento da taxa  de matrícula, cujo boleto bancário estará disponível na Coordenação/Secretaria do Curso, com exceção do servidor da UFG.

c)      Cópia do último contra-cheque se  servidor da UFG.

 

5.3. Somente será matriculado no curso o candidato selecionado que efetiva­mente comprove ter concluído curso superior devidamente reconhecido pelo MEC.

 

5.4. O calendário de atividades do curso, inclusive o período de matrículas, será divulgado na Unidade Acadêmica a qual o curso está vinculado e através da homepage www.fic.ufg.br.

 

5.5. Será permitida e a matrícula por procuração, destinada especificamente a este fim, mediante a entrega do respectivo documento, em uma das seguintes modalidades:

 

a)      Procuração registrada em cartório competente ou

b)     Procuração particular, com firma reconhecida.

 

5.6. No ato da matrícula será necessária a apresentação do documento original de identidade do procurador.

 

5.7. Em hipótese alguma será permitida a matrícula condicional ou extemporânea.

 

5.8. O candidato classificado que não concretizar a sua matrícula por falta da documentação exigida ou deixar de comparecer ao local no período fixado para a matrícula perderá o direito à vaga do respectivo curso.

 

5.9. Não será permitido o trancamento de matrícula neste Curso.

 

5.10 .   Serão cobradas 15 parcelas mensais iguais no valor de Duzentos e Cinqüenta Reais (R$ 250,00)

 

6. DO INVESTIMENTO

 

 

6.1   O valor total do investimento será de R$ 3.750,00 (Três mil e setecentos e cinquenta reais), sendo R$ 250,00 (Duzentos e Cinqüenta Reais) no ato da matrícula adicionado a 14 (quatorze) outras parcelas iguais de R$ 250,00 (Duzentos e Cinqüenta Reais)

6.3 No início do curso os alunos receberão o calendário com as datas de pagamentos das 14 (quatorze) mensalidades que deverão ser pagas em dia;

 

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

7.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas nos comunicados e neste edital;

 

7.2. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou nos comunicados, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida neste processo seletivo;

 

7.3. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço, na Secretaria do curso, enquanto estiver participando do processo de seleção;

 

7.4. O prazo de recurso ao processo de seleção do Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing será de 48 (quarenta e oito) horas úteis, a partir do horário de divulgação do resultado final.

 

7.5. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Conselho Diretor da FACOMB em primeira instância.

 

 

Goiânia, 10 de setembro de 2012.

 

 

 

Profa. Dra. Simone Antoniaci Tuzzo

Coordenador do Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing

 

 

 

Prof. Dr. Magno Luiz Medeiros da Silva

Diretor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia – Facomb

 

 

 

Profa. Divina das Dores de Paula Cardoso

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG


 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

 

ANEXO I

 

         
   
   

FOTO

   
   

 

 

 

                                                          

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

INSCRIÇÃO   NO:

 

 

 

INFORMAÇÕES PESSOAIS

 

Nome (legível)__________________________________________________________________

Endereço Rua/Avenida:____________________________________________Quadra______Lote:_________Bairro:_________________________CEP:______________ Cidade:________________________ Estado:________  Telefone(s): (_____) ______________________;(   ) ______________________

Celular: ______________________________________ e-mail: ________________________; 

Filiação:

Pai:_____________________________________________________________________               Mãe:____________________________________________________________________

Nascimento :_____/_____/______ Sexo: F (    )       M (    )

Cidade:______________________ Estado:___  País ________ Nacionalidade:_________ Estado Civil: (   ) solteiro (   ) casado (   ) divorciado   (   ) outros

RG no:_________________________UF:_____ Data de Emissão :_____/_____/_____        

CPF:_____________ Título Eleitoral:_______________UF:_____Zona _______ Seção_______   Emissão:_____/_____/_____

 

FORMAÇÃO - CURSO SUPERIOR

Instituição (Graduação):_____________________________________________________________

Título:______________________________________Especialidade:__________________

Início: _____/_____/_____                                       Término: _____/_____/_____

DECLARAÇÃO

 

               Declaro que estou de acordo com as normas de seleção adotadas pelo Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing da FACOMB  da UFG.

                                           

Em, ______ de ________________ de 2013.

____________________________________

                                                                                                                     Assinatura do Candidato

 

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

 

 

FORMULÁRIO DE CURRÍCULO PADRONIZADO – FCP

 

 

Orientação para preenchimento

 

 

Preencher o FCP anexando as fotocópias apenas dos documentos comprobatórios dos itens relacionados no formulário (não anexar currículo redigido em outro modelo).

 

As fotocópias dos documentos comprobatórios (Anexos) do currículo deverão ser numeradas seqüencialmente na posição superior direita, anexadas a este FCP.

 

Cada documento deverá corresponder a um anexo. Nos casos em que um mesmo documento for válido para mais de um item do FCP, o mesmo deverá ser citado, nos campos correspondentes.

 

O currículo deverá ser encadernado com espiral.

 

Observar qual é o período de tempo das atividades que será pontuado, a maioria levará em consideração somente as atividades exercidas nos últimos 5 (cinco) anos.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

 

ANEXO II

FORMULÁRIO DE CURRÍCULO PADRONIZADO – FCP

 

1 – Identificação do candidato

Nome   completo:

 

 

2 – Titulação

Graduação

Curso:

Período   (mês/ano)Início:           Conclusão:

No   do Anexo:

Instituição:

Cidade:

UF:

País:

Aperfeiçoamento   (A - mínimo de 180 horas)

Curso:

Período   (mês/ano)

Início:           Conclusão:

No   do Anexo:

Instituição:

Cidade

UF:

País:

Especialização   (E)

Curso:

Período   (mês/ano)

Início:           Conclusão:

No   do Anexo:

Instituição:

Cidade

UF:

País:

Outros   cursos de nível superior

Curso:

Período   (mês/ano)

Início:           Conclusão:

No   do Anexo:

Instituição:

Cidade

UF:

País:

Pontuação   da titulação

Em área   correlata

A=1,50

E=2,50

M=3,50

Máximo de   10 pontos

 

Na área   de concentração

A=3,00

E=5,00

M=7,00

Fora da   área 

A=0,75

E=1,25

M=1,75

                   

 

3 – Atividade profissional (acrescentar linhas se necessário)

Função*

Local

Início

Término

Nos   do(s) Anexo(s)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Classificar em: 1-Ensino superior; 2-Ensino fundamental; 3-Ensino médio; 3-Monitoria; 4-Pesquisa; 5-Extensão; 6-Outros

 

Pontuação   da atividade profissional (por ano)

Administração

Na área   de ___________ = 4,00

Outra   área = 2,00

Máximo de   16 pontos

 

Ensino

Na área   de ___________ = 4,00

Outra   área = 2,00

Pesquisa

Na área   de ___________= 4,00

Outra   área = 2,00

Extensão

Na área   de ___________ = 4,00

Outra   área = 2,00

 

4 – Produção científica (publicações no prelo somente serão aceitas acompanhadas da carta de aceite da Editora ou Revista Científica)

Item

Tipo

No(s)   do(s) Anexo(s)

4.1

Artigos   publicados em periódicos científicos especializados, com corpo editorial

 

4.2.

Livro   editado

 

4.3

Capítulo   de livro

 

4.4

Artigos   publicados em revistas, jornais ou sites de divulgação

 

4.5

Trabalho   completo ou resumo expandido apresentado e publicado em anais de eventos   científicos

 

4.6

Resumos   apresentados e publicados em anais de eventos científicos

 

4.7

Apostila   ou manual didático de ensino

 

4.8

Editor de   revista científica com corpo editorial

 

Pontuação   da produção científica (por produto)

Artig.   científicos comp. publicados em periódicos

Área   concentração = 5,00

Área   correlata = 2,50

Fora da   área = 1,25

Até o   máximo de 25,00

 

Livros   editados

Área   concentração = 5,00

Área   correlata = 2,50

Fora da   área = 1,25

Capítulos   de livros

Área   concentração = 3,00

Área   correlata = 1,50

Fora da área   = 0,75

Artigos   de divulgação científica

Área   concentração = 3,00

Área   correlata = 1,50

Fora da   área = 0,75

Trab.   comp. ou resumo exp. public e. apresentados em congresso

Área   concentração = 2,00

Área   correlata = 1,00

Fora da   área = 0,50

Resumo   public e. apresentados em congresso

Área   concentração = 1,00

Área   correlata = 0,50

Fora da   área = 0,25

Produção   de material didático

Área   concentração = 1,00

Área   correlata = 0,50

Fora da   área = 0,00

Pontuação   da produção científica (por ano)

Editor de   revista científica

Área   concentração = 5,00

Área   correlata = 2,50

Fora da   área = 1,25

             

 

5 – Cursos e estágios

Item

Atividade

No(s)do(s)   Anexo(s)

5.1

Cursos   extracurriculares com menos de 30 horas

 

5.2

Cursos   extracurriculares entre 30 e 90 horas

 

5.3

Cursos   extracurriculares com mais de 90 horas

 

5.4

Estágios   com menos de 300 horas

 

5.5

Estágios   entre 300 e 600 horas

 

5.6

Estágios   com mais de 600 horas

 

5.7

Idiomas

 

5.8

Informática

 

Pontuação   de cursos extracurriculares

Menos de   30 hs

Área de   concentração =0,50

Área   correlata =0,25

Fora da   área =0,00

Até o   máximo de 4,0

 

Entre 30   e 90 hs

Área de   concentração =1,00

Área   correlata =0,50

Fora da   área =0,00

Mais de   90 hs

Área de   concentração =1,50

Área   correlata =0,75

Fora da   área =0,00

Pontuação   de estágios (com ou sem bolsa)

Menos de   300 h

Área de   concentração =1,00

Área   correlata =0,25

Fora da   área =0,25

Até o   máximo de 8,0

 

Entre 300   e 600 h

Área de   concentração =3,00

Área   correlata =1,50

Fora da   área =0,75

Mais de   600 h

Área de   concentração =5,00

Área   correlata =2,50

Fora da   área =1,25

Pontuação   de cursos de idioma e informática

Idioma

Inglês =   1,00

Outro   idioma = 0,5

Até o   máximo de 2,0

 

Informática

Officie =   1,00

Outro =   0,25

                       

 

6 – Congressos, Simpósios e afins (acrescentar linhas se necessário)

Título do   evento

Modalidade   de Participação*

No(s)   do(s) Anexo(s)

 

 

 

 

 

 

*Classificar em: A – apresentador/palestrante; P – participante; O – organizador

 

Pontuação   de participação em congressos, eventos e similares

Apresentador

Área de   concentração =1,00

Em área   correlata =0,50

Fora da   área =0,25

máximo de   6,0

 

Participante

Área de   concentração =0,50

Em área   correlata =0,25

Fora da   área =0,00

máximo de   2,0

 

Organizador

Área de   concentração =1,00

Em área   correlata =0,50

Fora da   área =0,25

máximo de   6,0

 

 

7 – Bolsas de pesquisa

Item

Atividade

No(s)   do(s) Anexo(s)

7.1

Iniciação   científica

 

7.2

Aperfeiçoamento/Apoio   técnico

 

7.3

Produtividade   em pesquisa

 

Pontuação   de bolsa de pesquisa (por ano)

Iniciação   científica

Área de   concentração = 4,00

Área   correlata = 2,00

Fora da   área = 1,00

Até o   máximo de 16,0

 

Aperfeiçoamento

Área de   concentração = 6,00

Área   correlata = 3,00

Fora da   área = 1,50

Produtividade   em pesquisa

Área de   concentração = 8,00

Área   correlata = 4,00

Fora da   área = 2,00

             

8 – Monitorias (graduação e pós-graduação)

Item

Atividade

No(s)   do(s) Anexo(s)

8.1

Com   duração de até 6 meses

 

8.2

Com   duração entre 6 e 12 meses

 

8.3

Com   duração superior a 12 meses

 

Pontuação   de monitorias (graduação e pós-graduação)

Até 6   meses

Área de   concentração = 1,00

Área   correlata = 0,50

Fora da   área = 0,00

Até o   máximo de 5,0

 

Entre 6 e   12 meses

Área de   concentração = 2,00

Área   correlata = 1,00

Fora da   área = 0,50

Superior   a 12 meses

Área de   concentração = 3,00

Área   correlata = 1,50

Fora da   área = 0,75

               

 

9 – Orientações (graduação e pós-graduação)

Item

Atividade

No(s)   do(s) Anexo(s)

9.1

Graduação

 

9.2

Iniciação   científica

 

9.3

Aperfeiçoamento

 

9.4

Especialização

 

9.5

Mestrado   – Orientador

 

9.6

Mestrado   – Co-Orientador

 

Pontuação   de orientação (por orientando)

Graduação

1,00

Até o   máximo de 20

 

Iniciação   Científica

2,50

Aperfeiçoamento

2,50

Especialização

2,50

Mestrado   – Orientador

8,00

Mestrado   - Co-orientador

3,50

           

 

 

10 – Informações complementares (Justificativa que possa auxiliar no julgamento)

 

 

 

11 – Declaração

Declaro que este FCP contém informações completas e exatas, que aceito o sistema e os critérios adotados pela Comissão de Seleção do Curso de Especialização em ___________________, no processo de seleção.

 

 

___/___/_____

 

Local

Data

Assinatura

 

12 – Avaliação pela Comissão de Seleção

 

 

 

 

Assinatura   do 1º avaliador

 

Assinatura   do 2º avaliador

 

 

 

 

 

Assinatura   do 3º avaliador

 

Assinatura   do 4º avaliador

 

Pontuação   Obtida

 

Conversão   (Média)

 

Goiânia, ____/______/_________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – UFG

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA – FACOMB

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

ASSESSSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

 

Programa da prova de seleção

O processo da comunicação e suas correntes teóricas. Comunicação, globalização e novas tecnologias. A estetização do cotidiano e a construção dos fatos pela mídia O real versus virtual. Organizações sociais, mídia e opinião pública. Aspectos de formação de desenvolvimento das Assessorias de Comunicação de Organizações de pequeno, médio e grande porte, ligadas ao primeiro, segundo ou terceiro setor, suas tendências e funções. O papel e as ações do lobby e do lobista e a ética na atuação do profissional que desempenha a função. O trabalho de construção da opinião pública como ação das assessorias de comunicação e o trabalho de criação de uma imagem pública para profissionais liberais.

 

Bibliografia Básica

SODRÉ, Muniz. A máquina de Narciso: televisão, indivíduo e poder no Brasil. São Paulo: Cortez, 1990.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação: Editorial Presença, 1998.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa & NERY, Vanda Cunha. Para entender as Teorias da Comunicação. Uberlândia, Edufu, 2009.

BORDENAVE, J.D. Além dos meios e mensagens. Petrópolis: Vozes, 2009.

KUNSCH, M.M.K. (Org.). Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997.

Manual da Assessoria de Imprensa. Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais (Fenaj). São Paulo: 1986.

KOPPLIN, E. e FERRARRETO, Artur. Assessoria de Imprensa: Teoria e prática. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.

MAFEI, M. Assessoria de Imprensa: Como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2004.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing. S. Paulo: Atlas, 1990.

SAMARA, Beatriz S. e BARROS. João Carlos de. Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo. Makron Books. 1997.

 

Listar Todas Voltar